Desenvolver o mindset corporativo é uma questão de sobrevivência
Vivemos hoje a consolidação da economia do conhecimento, onde o trabalho intelectual dá lugar ao trabalho braçal, onde o capital intelectual das empresas é que faz a diferença competitiva. Porém há a necessidade de uma reflexão no sentido da obsolescência do próprio conhecimento obtido e no desenvolvimento de competências para um mindset de crescimento de ordem corporativa, o que leva também a necessidade de observação do ambiente e estudos de novos paradigmas a serem implementados na gestão das empresas.
Na empresa 4.0 as variáveis tecnológicas e de processos automatizados, com nanotecnologia, neurociência, inteligência artificial, dentre outras inovações e conceitos, levam as disrupturas que passam a ser uma constante no ambiente corporativo competitivo. Conforme citado acima, segundo Roberto Mangabeira Unger, autor do livro A Economia do Conhecimento, “a Economia do Conhecimento não é um conjunto de tecnologias, mas um conjunto de práticas”. Portanto os desafios das incertezas, passa a ser a principal certeza que temos.
Rogério Oliveira
Fonte: Chiavenato, Idalberto: Para onde vai a Administração / Idalberto Chiavenato – Brasília: Conselho Federal de Administração, 2017