O conhecimento corporativo como fonte de disrupturas e sobrevivência das empresas
O conhecimento corporativo como fonte de disrupturas e sobrevivência das empresas
Por Rogerio Oliveira
Da OLI Consultoria
O conhecimento está sendo popularizado e com mais informação acessível a cada dia com a digitalização proporcionada pela tecnologia e a internet. A virtualização é outro fenômeno onde as relações e informações passam a ser virtuais, o que acelera o conhecimento através da racionalização do tempo, proporcionando uma experiencia maior entre as pessoas, suas ideias e pontos de vista. O tempo gasto em deslocamento para reuniões está sendo substituído por encontros altamente produtivos de forma virtual, com frequências e intensidades relativamente maiores.
Segundo Chiavenato, existe um fenômeno chamado de molecularização, onde as empresas se fragmentam, se desagregam em moléculas e equipes dinâmicas, com objetivos estratégicos corporativos ousados a partir de desenvolvimento de projetos pontuais de sucesso, ou seja, são empresas que rapidamente se ajustam a novos cenários e fazem ajustes pontuais em seu curso. As que mais se destacam no mercado estão com seus projetos orientados para ter o foco do cliente. Esse mindeset corporativo de crescimento leva a uma desburocratização nas empresas e a aceleração dos seus processos, com o olhar apontado para fora da empresa, redirecionando o foco para a satisfação do mercado consumidor.