Mundo dos negócios nos próximos tempos
Como veremos o mundo dos negócios nos próximos tempos
Os momentos de incerteza e muita instabilidade que já eram presentes no dia a dia das empresas foram potencializados pela covid-19, e hoje estão conduzindo os empresários para um novo olhar em relação aos negócios.
Com o isolamento social podemos simular, de forma ainda que precária, um pouco da experiência do que seria viver em um mundo com predominância de comportamentos baseados em muitas conexões e relacionamentos digitais intensos e complexos. Bem como um déficit muito grande de atenção e uma economia altamente colaborativa.
Com isso nos aproximamos um pouco mais dos conceitos do marketing 4.0 e temos a partir desse ponto mais questionamentos e dúvidas para assim refletir sobre como veremos o mundo dos negócios nos próximos tempos.
Quebrar paradigmas ultrapassados e dar oportunidade à novos modelos nos força a vencer a disputa que existe dentro de cada um entre o conservadorismo.
Esse conservadorismo representa um porto seguro com a certeza da obsolescência e a inovação representa a incerteza do que vem pela frente com a certeza da competitividade e da superação.
Travar uma batalha de sentimentos contraditórios e conflitos mentais para tomada de decisões complexas que aparentemente podem ser impulsivas, mas que fazem parte do pré requisito das empresas de alta performance, ou seja, a velocidade na tomada de decisão.
Sendo assim, podemos perceber que não estamos mais no tempo das empresas grandes ou das pequenas, mas daquelas que são ágeis em suas decisões e na sua adaptação a novos cenários.
Sair da estagnação e se abrir a novas oportunidades
Criar valor é sair de Oceanos Vermelhos, que só levam a estagnação. Enxergar Oceanos Azuis, de acordo com Maubourgne (2005), são oportunidades que deverão ser conquistadas pela coragem do mais alto grau de empreendedorismo moderno e de inovação.
Nesse novo contexto, o ambiente começa a exigir das empresas mais criatividade na especulação de novos cenários possíveis. Ou seja, no exercício da busca incessante de entrega de valor para um novo consumidor, cada vez mais exigente, disperso e empoderado.
Desse modo, pensar fora da caixa é a melhor atitude dos gestores afim de consolidar o seu ativo intangível. Onde se olhar de fora para dentro e ser autocrítico começa a garantir o diferencial competitivo nos negócios.
Incertezas e instabilidades do ambiente
As incertezas e instabilidades do ambiente já são uma constante a muito tempo, e tendem a se intensificarem nesses novos tempos. Pensar fora da caixa é exercitar a criatividade para criar oceanos azuis e inovar com soluções que o deixam bem além da concorrência.
Inovar e se reinventar a cada momento passa a ser o insumo da competitividade e da sobrevivência, por isso vencer paradigmas conservadores, em prol de inovações baseadas em momentos de incertezas e instabilidades é lidar com o mais alto nível de decisão empresarial.
Apoiar as decisões de qual caminho seguir, baseadas em um conhecimento estruturado, onde evidências clareiam a direção, será sempre o desejável, mas nem sempre o possível, restando um espaço para o feelling e a experiência de vida e estudos do empreendedor.
Comportamento do consumidor
O comportamento do consumidor muda com uma frequência muito grande. Além disso, estamos em momentos muito críticos, onde a relação com os consumidores é pautada por um déficit de atenção muito grande, devido ao excesso de informação. Portanto as ações de comunicação das empresas precisam ser exemplarmente efetivas para obter resultados que sejam satisfatórios.
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Apoiar as decisões de qual caminho seguir, baseadas em um conhecimento estruturado, onde evidências clareiam a direção, será sempre o desejável, mas nem sempre o possível, restando um espaço para o feelling e a experiência de vida e estudos do empreendedor.
Estudos para o acompanhamento do comportamento de consumo, neuromarketing e as influências do ambiente, norteiam as ações dos profissionais de comunicação. Estes devem ter uma atenção muito grande na elaboração das campanhas de comunicação para reter a atenção desses consumidores e criar sinergia entre eles e as empresas e seus produtos e serviços.
Momento de reflexão
O momento é para reflexão do contexto e compreensão de um novo entendimento de cenário. Ou seja, onde a economia colaborativa e a atenção às pessoas começam a fazer sentido e reposicionar a missão das empresas.
Valor percebido passa a ser algo cada vez mais pessoal bem como personalizado, segmentado. O que dificulta a abrangência e o alcance das empresas. Ou seja, se exige mais excelência em suas ações e mais dependência da tecnologia e dos canais digitais para comunicação em massa e criação de coerência e sinergia no seu posicionamento de mercado.
A interação com os simpatizantes da empresa e defensores da marca vão fazer a voz mais ativa no relacionamento efetivo e transparente do mercado com a empresa.
As incertezas e as transformações do mundo dos negócios levarão as empresas a buscarem caminhos nunca percorridos antes, fazendo das inovações sua fonte de permanência no mercado altamente volátil e competitivo. Tempos diferentes e hostis darão oportunidades a corporações que consigam superar as expectativas e gerar valor efetivamente percebido.
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Rogério Félix de Oliveira
CEO da OLI Consultoria
www.oliconsultoria.com.br