Influência do e-commerce e de canais digitais, no comportamento de consumo
Por Rogério Oliveira Mudanças nas preferências de como fazer a compra reforça a teoria de que a jornada de compra do consumidor mudou, o que demonstra que comportamento de compra dos consumidores está mudando, com mais pessoas optando por comprar online e realizar buscas por produtos em canais digitais, em vez de lojas físicas. A adoção crescente das empresas pelo comércio eletrônico, faz com que a oferta de lojas online estejam cada vez mais disponíveis aos consumidores, que respondem positivamente a esse crescimento, tornando-se uma parte importante de preferência de consumo, o que muda totalmente, mas de forma silenciosa o comportamento de compra dos consumidores. Em resumo podemos perceber claramente que a evolução tecnológica e a popularização do acesso à internet, bem como o aumento da presença de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, mudaram a maneira como os consumidores interagem com as empresas e realizam compras. Outro fator importante é a racionalização do tempo. Com o cotidiano cada vez mais corrido, muitos consumidores e muitas empresas buscam soluções que facilitem a compra, sem necessidade de deslocamento físico e assim economizem tempo. Comprar pela internet é uma opção conveniente e prática, pois permite que o cliente faça a escolha dos produtos sem sair de casa ou da empresa, evitando deslocamentos e filas. A evolução da tecnologia levou a um paradoxo da escassez do tempo, levando as pessoas a terem uma preocupação contínua com a racionalização do tempo, pois com a rotina cada vez mais atribulada, muitos consumidores e compradores empresariais preferem comprar online para economizar tempo e evitar deslocamentos físicos, permanência no estabelecimento comercial, trânsito e filas. Portanto a preferência fica com a compra online em detrimento a compra física, o que tem se tornado cada vez mais popular, em parte devido à comodidade e à facilidade de pesquisa e comparação de preços e em parte pela praticidade, segurança e percepção de economia de tempo. Contribuindo para preferência nesse modelo de comercio online está a personalização da relação entre a empresa e o cliente, pois com a coleta e análise de dados de comportamento de consumo, as empresas podem personalizar suas ofertas e comunicações com o consumidor, o que pode aumentar as chances de conversão de vendas e retenção do cliente para negócios recorrentes. Reforçando a relação comercial e a preferência pelo canal de compras está a garantia e a segurança, pois as compras online também se tornaram mais seguras e confiáveis, graças a medidas de segurança implementadas pelas empresas, legislação de proteção aos consumidores e a adoção de sistemas de pagamento seguros. Além disso, a tecnologia permitiu o desenvolvimento de ferramentas e recursos que melhoram a experiência do consumidor durante a jornada de compra online, como sistemas de recomendação, chatbots, inteligência artificial, entre outros. Essas soluções ajudam a personalizar o atendimento e a oferecer produtos e serviços mais relevantes para cada cliente, seja ele consumidor final ou corporativo em negócios empresariais, aumentando a satisfação e fidelização desse público. Essa tendência tem sido impulsionada pelo aumento da confiança nas transações online, pelo aumento crescente de lojas online, pela melhoria na logística de entrega e pela adoção de políticas de troca e devolução mais flexíveis pelas empresas. Por Rogério Oliveira
Fatores de influência do e-commerce e de canais digitais, nas mudanças do comportamento de consumo:
OLI Consultoria
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