Empresas sem presença digital enfrentam problemas que afetam seu desempenho
Sem uma presença digital adequada, as empresas podem enfrentar vários problemas que afetam seu desempenho no mercado:
Por Rogerio Oliveira
Da OLI Consultoria
“O cérebro é uma máquina de esquecimento”, diz o cientista. “Recebe 11 bilhões de bits de informação por segundo e processa apenas 60 bits”. Observa que “a mente humana vive numa constante montanha russa de sensações e estímulos.”
Fonte: ‘O cérebro é uma máquina de esquecer’ –
https://investindoporai.com.br
25 de ago. de 2022
Ter uma presença digital frequente faz o publico alvo da marca manter a lembrança ativa e não esquecer a relação iniciada. Os canais digitais utilizados com campanhas de marketing inteligentes, integrados a ferramentas que otimizem os processos de relacionamento, ajuda as empresas a serem mais competitivas. Seguem alguns problemas que as marcas enfrentam por ter uma baixa presença digital:
1. Visibilidade limitada: Uma presença digital fraca significa que as empresas podem ter dificuldade para serem encontradas pelos clientes potenciais, o que pode afetar sua capacidade de geração de receita.
2. Concorrência desvantajosa: As empresas sem presença digital adequada podem ficar para trás em relação às suas concorrentes que têm uma presença digital mais forte e estão mais expostas ao público alvo em comum.
3. Falta de dados sobre clientes: Base de clientes incompletas, rasas e dispersas. As empresas sem presença digital adequada podem ter dificuldade para coletar e analisar dados sobre seus clientes, o que pode afetar sua capacidade de personalizar suas ofertas e enviar suas campanhas de marketing.
4. Comunicação ineficiente: Sem uma presença digital adequada, as empresas podem ter dificuldade para se comunicar de forma eficiente com seus clientes e parceiros de negócios, diminuído a competitividade e a importância gradativa no mercado.
5. Dificuldade para se adaptar a mudanças: As empresas sem presença digital adequada podem ter dificuldade para se adaptar rapidamente às mudanças no mercado e às tendências do consumidor, pois não tem uma cultura organizacional voltada para agilidade e adaptação. Tem dificuldade de perceber as mudanças que chegam e a necessidade de ajustes em seu modelo de negócios.
6. Perda de clientes potenciais: Sem presença digital, as empresas podem perder gradativamente, clientes potenciais que buscam informações ou fazem compras online. Esses por sua vez estarão encontrando cada vez mais a concorrência agressiva e mais presente no ambiente digital.
7. Dificuldade de acesso a novos mercados: A ausência de uma presença digital, dificulta em muito, a possibilidade das empresas expandirem sua base de clientes através de novos mercados e geografias.
8. Baixa eficiência: Sem presença digital, sem formação de cultura organizacional digital, portanto, as empresas podem ter dificuldade em automatizar processos e gerenciar sua operação de forma eficiente, o que pode resultar em perda de tempo, dinheiro e competitividade.
9. Competitividade reduzida: Sem presença digital, as empresas podem ter dificuldade para competir com outras empresas. Elas terão dificuldades de perceber as mudanças e tendências do mercado consumidor e quando perceberem terão muita dificuldade em transmitir a mudança de direção de rumo aos colaboradores e ao mercado, no tempo necessário, o que as tornarão lentas.
Rogério Oliveira
OLI Consultoria