Twitter ..
Grupo Whatsapp
Facebook
YouTube
Instagram

Fluid Edge Themes

Blog

Home  /  Mídias Digitais   /  Crise: como o empreendedor pode lidar com ela
momentos de crise

Crise: como o empreendedor pode lidar com ela

Em tempos de coronavírus, os pequenos empreendedores têm sofrido as consequências dessa crise e a inovação é peça fundamental para esse momento.

While money can’t buy happiness, it certainly lets you choose your own form of misery

Groucho Marx

Toda crise, como a que o vivemos agora com a pandemia do coronavírus, representa uma ameaça para as empresas e empreendedores, mas pode ser também uma oportunidade de fazer diferente e descobrir novos caminhos.

m

Diante de uma crise, muitas empresas focam em reduzir custos, mas, muitas vezes, a única saída está na criatividade.

Para superar obstáculos, a inovação é muito necessária, assim como saber contornar situações e conseguir agregar valor para seus clientes, criando diferenciais.

Na economia moderna, a vantagem competitiva está naquelas empresas que conseguem ser mais ágeis, e não exatamente as maiores. Ou seja, você não precisa ter uma grande empresa para inovar, a inovação pode ser um diferencial para os pequenos negócios.

Planejamento de ações para tomada de decisões

Mas antes de tomar qualquer decisão e agir, é necessário que você reveja o seu planejamento estratégico. Além disso, deve avaliar seus objetivos e ver se eles estão condizendo com a situação atual da empresa e do mercado. Após isso, deve fazer as modificações que forem necessárias.

Se você quer (ou precisa) de resultados diferentes, deve agir de forma diferente. Então, a revisão do seu planejamento estratégico é o primeiro passo para definir e alcançar novos objetivos.

Depois, é importante avaliar o mercado e como a concorrência está se comportando nesse tempo crítico. Isso é essencial para avaliar quais tem sido as práticas que estão funcionando. Além disso, é importante analisar o comportamento dos clientes, se continua sendo o mesmo, o que eles esperam.

Exemplos de inovação em tempos de crise

Não pense que inovação se dá apenas no uso de tecnologias de ponta como robôs e nanotecnologia. O conceito de inovação vai muito além disso e não está restrito a alta tecnologia e grandes empresas.

Ela é aplicada nas empresas quando se consegue soluções para problemas específicos e, nesse momento, são muitos os problemas que as empresas estão enfrentando. Inovar pode até ser vender o mesmo produto ou serviço de sempre, mas de uma forma diferente.

Então vamos aos exemplos práticos de como as empresas podem inovar durante esse tempo de crise de coronavírus?

Primeiro, se você não tinha uma loja virtual ou páginas em redes sociais para vender seus produtos e serviços, essa é a primeira boa e funcional inovação a que deve aderir para garantir a continuação de suas vendas.

Engana-se quem pensa que o serviço de delivery é apenas para restaurantes e lanchonetes. O serviço de entrega em domicílio é diversificado e abrange, agora mais do que nunca, variados tipos de estabelecimentos. Como, por exemplo, lojas de roupa, pet shops, farmácias e etc. Assim você gera um novo espaço no mercado e compensa a falta de vendas presenciais.

Por último, uma boa estratégia pode ser a capacitação. Tente utilizar algum tempo livre que tenha para adquirir novos conhecimentos e habilidades empreendedoras e de gestão. Faça cursos online, assista a conferências e tutoriais que ensinem técnicas de divulgação e se inspire em cases de sucesso.

Como mostramos ao longo desse texto, a inovação é a saída para os pequenos negócios driblarem a crise econômica causada pelo novo coronavírus.

Open chat
Olá! Em que posso ajudar?