O Novo Consumidor em um ambiente ainda desconhecido e inexplorado
A pirâmide demográfica está sendo invertida com menos nascimentos e casamentos e mais expectativa de vida da população. Invertendo a base da pirâmide, um novo ambiente é formado e nesse contexto mudam hábitos de consumo e a preocupação das empresas com um perfil novo de consumidores, que a cada dia estão mais exigentes e diferentes. Esses consumidores são responsáveis pela maioria das iniciativas de inovações disruptivas criadas pelas empresas.
a Economia do Conhecimento não é um conjunto de tecnologias, mas um conjunto de práticas
Roberto Mangabeira Unger
Estamos na era da indústria 4.0, da web 3.0, do 5G e da informação abundante e de fácil acesso, o que traz a oportunidade para o conhecimento estruturado nas empresas que necessitam gerar com mais assertividade os diferenciais competitivos novos e necessários a cada dia para encantar e disputar a preferência acirrada do consumidor.
As empresas que dispõe de características organizacionais em sua cultura que viabilizem de maneira bem dinâmica a geração de um aprendizado contínuo, proporcionam experiências, reflexão entre aprendizado e experiência e formam um conhecimento estruturado em sua base, e sendo assim, conseguem gerar sobrevida no mercado e adaptabilidade, através de diferenciais competitivos importantes, agregando valor aos produtos e serviços ofertados ao mercado, dando destaque à necessidades explicitas e latentes do mercado consumidor e a uma economia baseada no conhecimento.
Segundo Roberto Mangabeira Unger, autor do livro A Economia do Conhecimento, “a Economia do Conhecimento não é um conjunto de tecnologias, mas um conjunto de práticas”.
O conhecimento está sendo popularizado e com mais informação acessível a cada dia com a digitalização proporcionada pela tecnologia e a internet. A virtualização é outro fenômeno onde as relações e informações passam a ser virtuais, o que acelera o conhecimento através da racionalização do tempo, proporcionando uma experiencia maior entre as pessoas, suas ideias e pontos de vista. O tempo gasto em deslocamento para reuniões está sendo substituído por encontros altamente produtivos de forma virtual, com frequências e intensidades relativamente maiores.